Assessoria X Cerimonial : O que é?

Atualizado: Fev 29

Quando chega a hora do grande pedido de noivado, vem junto toda aquela felicidade e satisfação de saber que chegou a hora de casar com o grande amor da sua vida, e com toda essa felicidade, chega aquela grande dúvida: POR ONDE COMEÇA?

Essa dúvida assola a cabeça das noivas, por já começar a pensar em tantos detalhes que devem ser resolvidos, sem conhecer fornecedores, locais, buffets, e dela ainda nem imaginar o tanto de detalhes que todas essas coisas trazem junto com ela.

De uma coisa temos certeza!! A noiva quer que esse dia seja O MAIS FELIZ DA VIDA DELA!


Os noivos, normalmente sem experiência, começam a buscar por si profissionais que atendam esse ramo de eventos, pedem ajuda de amigos que já tenham casado, mas ainda sem ter uma noção de tudo o que envolve o evento. No meio de tanta euforia, surgem preços altos, preços baixos, serviços das mais variadas categorias, que os noivos nunca nem tinham pensado que precisariam, e precisam, e o casal se vê perdido em meio à tanta informação.

E é nesse momento, que a assessoria e cerimonial entra dando uma luz no túnel.



A cerimonialista e assessora Rosana Candido diz que “é extremamente importante conhecer o profissional a ser contratado e esse profissional, independente da sua área, precisa entender o que os clientes buscam, para o seu casamento.” Ela reforça a ideia de que além do profissionalismo, o fornecedor tem que ter o estilo e o perfil que os noivos procuram. “O profissional pode ser extremamente competente, mas se não se encaixa no perfil do casal”, talvez eles não fiquem tão satisfeitos quanto poderia.

Até para os profissionais que tem experiência, o casamento é uma tarefa detalhada, cheios de pequenos ajustes para que tudo saia do jeito que os noivos pensaram, e para que supra toda a expectativa que ronda esse dia. Mas muitos noivos não entendem a diferença entre a assessoria e cerimonial nem a importância deles no evento. Normalmente a assessoria e o cerimonial são feitos pelo mesmo profissional, porém são serviços diferentes!!!

A assessoria é essa luz que os noivos vão ter em toda a organização do casamento. O assessor além de indicar e recomendar profissionais do ramo, irá ajudar na escolha e contratação de fornecedores, além de esboçar e realizar todo o evento de acordo com as vontades e a personalidade do casal. São eles que vão acompanhar todo o processo, desde o início, ajudando a solucionar problemas, estar atento aos prazos e fazer com que tudo siga o que foi planejado, para sair da melhor forma possível.

A assessora e cerimonialista Natalia Lischt diz que “Uma boa assessoria se valoriza diante da tranquilidade que dá aos noivos e o ótimo relacionamento que cria com os fornecedores, facilitando os orçamentos e negociações especiais.

Ela ainda indica que os noivos “se concentrem em fechar de imediato serviços e profissionais que atendam com data única, como fotografia, filmagem, local, cabelo e maquiagem entre outros” para que eles não percam a chance de fechar com alguém que eles gostem, por esse profissional só conseguir atender à um evento por dia.

Os noivos estando em sintonia com sua assessoria, vão conseguir evitar muitos aborrecimentos, como disse nossa noiva Mayra Lima. Na cabeça dela, não existe a possibilidade de pensar em casar sem ter a assessoria que tanto ajudou ela.

Foi a assessoria também que ajudou a noiva Camila Costalonga a entender que as vezes é necessário que o plano B seja o plano A, principalmente se a cerimônia for ao ar livre. E é desse jeito que o profissional vai moldar o evento do seu jeito para que todos os imprevistos sejam o máximo previsto possíveis, para descartar surpresas desagradáveis.


Mas então, se é a assessoria que organiza todo o casamento, o que o cerimonial faz?

O cerimonial é a parte do evento responsável por organizar todo o protocolo e as formalidades do dia do casamento. É o cerimonial que irá fazer com que as coisas aconteçam e também farão a supervisão de tudo que foi contratado pela a assessoria. É responsabilidade deles a organização da cerimônia e montagem do cortejo, auxiliando toda a entrada do noivo, padrinhos e noiva. São responsáveis também pela recepção e alocamento de convidados, gerenciamentos relacionados à lista de convidados e também problemas momentâneos que podem acontecer.

A assessora e cerimonialista Lorena Ribeiro, da Âme Eventos diz que “o cerimonial vai ser os olhos e o braço direito dos noivos em todas as partes do evento. Você deve ter um profissional do lado que você confie, que esteja atento aos detalhes e principalmente esteja solicito e disponível para as necessidades dos noivos. Eles que vão fazer a cerimônia acontecer de forma correta, seguindo um protocolo, mas sempre levando em consideração o desejo e personalidade dos noivos para que se torne unico”.

Lorena ainda diz que “ é importante resolver qualquer problema, antes que chegue ao conhecimento dos noivos, e isso só será possível com o laço de confiança criado em encontros anteriores, e mesmo tendo um familiar ou amigo de confiança que poderá ajudar nessa resolução, o cerimonial precisa de autonomia, para guiar o imprevisto para onde os noivos desejariam.”

Pare e pense: Se o noivo tem que ir para o altar, e a noiva não pode ser vista, quem vai fazer a entrada da cerimônia? Quem vai organizar a ordem dos padrinhos e fazer com que entrem da forma correta? Quem confere lista de entrada e quem distribui lembranças, chinelos no final? Pois é!!! Todas essas coisas e muitas outras ainda na festa seriam impossíveis dos noivos darem conta sozinhos, e se caso quisessem, a probabilidade de eles não conseguirem curtir o casamento, é quase total. Ao invés de ser uma comemoração, se tornaria “obrigação”, trazendo um peso maior para as responsabilidades, e talvez não fosse tão mágico quanto poderia ser.

O cerimonial vai cuidar de tudo para que seu dia seja leve, tranquilo e sem sustos. Para que você possa viver cada etapa de tudo que você escolheu, sabendo que tem alguém para fazer tudo acontecer.


O noivo, já casado, Rafael Ramos diz que “contratar o cerimonial apenas do dia, pode ser uma furada”, e isso acontece exatamente pelo fato do profissional não estar envolvido com todo o planejamento que foi feito pelo casal. Com isso eles não conseguem dar o melhor de si por estarem limitados, sem conhecer 100% o que foi escolhido e resolvido pelo casal e sem ter autonomia de decisões por não conhecer os noivos.


O ideal para cada evento, é claro o que atende os noivos tanto em gosto quanto em orçamento, mas quando consegue juntar esses dois serviços, o resultado é um evento alinhado, com todas as chances para dar mais do que certo e ser um dia inesquecível. A noiva Juliana Wendling dá a dica para “pedirem indicação. Ouça o relato de noivas que já casaram e parta daí.”

Eles serão profissionais que estarão com vocês do inicio ao final do processo então siga a dica da noiva Priscila Rosa e “invista em ótimos profissionais e pesquise bastante antes de contratar, E quando chegar o dia “C”, relaxe” confiando no profissional que escolheu para levar o seu dia.






45 visualizações

Todas as informações contidas neste site são de propriedade de Necessaire Fashion®